Foi marcante o primeiro CineVida do Encontro Jovem em 2011, realizado sábado último. Em cartaz, “Para Salvar Uma Vida”, filme inspirado no dia a dia de jovens estudantes - seus dilemas, erros, acertos, alegrias e tristezas. Nesse contexto, vivem Jake e Roger, dois amigos de infância cuja trajetória de vida seguiu por rumos diferentes. Para o primeiro, a separação o levou à fama como jogador de basquete e, mais tarde, a um encontro surpreendente com Cristo. Para o segundo, a perda do melhor amigo foi apenas o início de uma caminhada para uma morte prematura.
Embalado pela popularidade, Jake se afastou de Roger, que acabou por perder não apenas o velho amigo, mas também a auto-estima e a alegria de viver. Sem se dar conta, Jake fechou os olhos para a tragédia pessoal de Roger, que, solitário e discriminado por sua aparência, viu no suicídio uma “boa maneira” de acabar com o sofrimento.
A morte do amigo impactou a vida do atleta, que percebeu a necessidade de mudança. Não uma mudança qualquer, mas uma transformação que fizesse diferença na vida de outras pessoas.
São esses e outros aspectos da vida dos jovens o foco principal de “Para Salvar Uma Vida”. Sem receio ou envangeliquês, o filme expõe as fraquezas de caráter do ser humano, as futilidades que embalam as baladas da juventude e até a postura, muitas vezes hipócrita, da igreja.
Após exibir “Para Salvar Uma Vida”, o Encontro Jovem convida você ao debate. Reflita sobre o filme (sua mensagem, lições, personagens, roteiro...) e pense como ele pode ser enquadrado no contexto da vida real. Comente, testemunhe. Faça desse espaço um fórum de debate inteligente e frutífero. Sinta-se à vontade para soltar o verbo, doa a quem doer.
Estímulo extra: todos que deixarem um comentário participarão do sorteio de um DVD de “Para Salvar Uma Vida” que será realizado no dia 16 deste mês, no Encontro Jovem. Participe.