A pesquisa do Novo Mapa das Religiões, divulgada semana passada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou o crescimento de evangélicos em São Luís. A cidade que antes ocupava a 21ª posição em 2003 agora está no 13º lugar. De acordo com o estudo 13% da população ludovicense se declarou evangélica pentecostal, cerca de 120mil pessoas. Rio Branco, capital do Acre ocupa o 1º lugar com 28,43% da população.
Já se tratando de evangélicos não pentecostais somam-se 8,9% da população, segundo a FGV. O estado do Maranhão registrou uma população evangélica pentecostal de 11,5% segundo o estudo.
Esse crescimento acompanhou a tendência nacional que também registrou o aumento. Em 2009, a população evangélica era de 17,9% e agora é de 20,2%. “Uma das coisas que mudaram mais, nos últimos 20 anos, eu diria que é a composição religiosa da população. Ela vinha mudando a uma determinada taxa, agora ela está mudando dez vezes mais rápido que nos cem anos antes”, avalia Marcelo Neri, coordenador do Centro de Políticas Sociais da FGV.